A passagem de uma depressão centrada a norte do arquipélago vai trazer rajadas de vento até 110 km/h e ondas que podem atingir os 19 metros de altura máxima. O período mais crítico começa já na madrugada desta quarta-feira.
A Delegação Regional dos Açores do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) nomeou a depressão Leonardo, um sistema frontal que se encontra em deslocação pelo Atlântico. Às 12h00 desta quarta-feira, dia 4, o centro da depressão deverá localizar-se a cerca de 1.200 km a norte da ilha da Graciosa, afetando severamente o estado do tempo em todas as ilhas do arquipélago, refere um comunicado do IPMA.
O fenómeno meteorológico provocará um aumento significativo da intensidade do vento e da ondulação:
Grupo Ocidental: É a zona mais fustigada, com previsão de ondas de 10 metros (podendo atingir máximos de 19 metros) e rajadas de vento até 110 km/h.
Grupo Central: Esperam-se rajadas de vento até 110 km/h e ondas com altura significativa de 9 metros.
Grupo Oriental: O vento poderá soprar até aos 100 km/h, com a agitação marítima a chegar aos 8 metros.
Devido à gravidade da situação, o IPMA emitiu vários alertas, destacando-se o Aviso Vermelho para agitação marítima no Grupo Ocidental. As ilhas dos Grupos Ocidental e Central encontram-se também sob Aviso Laranja devido à força do vento.
A influência da depressão Leonardo começa a sentir-se na madrugada desta quarta-feira, prevendo-se que as condições meteorológicas comecem a melhorar apenas a partir da manhã de quinta-feira, dia 5. As autoridades aconselham a população a acompanhar as atualizações constantes e a seguir as recomendações da Proteção Civil, conclui.
PUBLICIDADE























Comentários sobre o post