O calendário das Mostras Comunitárias de 2026 já está em marcha. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal em parceria com as Juntas de Freguesia, arrancou este fim-de-semana na freguesia do Louro, mantendo a tradição de abrir o ciclo anual de eventos que celebram a identidade local.
Para o chefe da municipalidade aquelas mostras são muito mais do que simples eventos sociais. “A riqueza do concelho está na diversidade daquilo que somos. Mais do que um espaço de convívio, as mostras comunitárias são o reflexo da identidade, cultura e tradições de cada uma das nossas 49 comunidades“, afirmou o Mário Passos, destacando, ainda, o papel vital do movimento associativo.
No Louro, a Praça Comendador Artur Cupertino de Miranda foi o centro das atenções, recebendo a habitual Arrancada dos Reis. O evento contou com momentos marcantes para a comunidade, nomeadamente: O tradicional acender da fogueira, a celebração da chegada dos Reis Magos e a partilha de um bolo-rei gigante com os participantes, comunidade e visitantes.
As Mostras Comunitárias, que se realizam de forma rotativa desde 2014, consolidaram-se como um pilar da valorização territorial. O formato assenta na interação e partilha, onde cada freguesia apresenta uma exposição coletiva do que melhor a define, sempre acompanhada por um programa de animação desenvolvido pela própria comunidade.
PUBLICIDADE























Comentários sobre o post