A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão deu mais um passo significativo na melhoria da acessibilidade e inclusão, ao instalar três novos sensores de estacionamento em lugares reservados a pessoas com mobilidade condicionada. A medida faz parte da iniciativa “Plataforma + Acesso”, integrada no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Os novos sensores foram estrategicamente colocados em locais-chave de elevado acesso público:
Esquadra da GNR – Posto Territorial de Vila Nova de Famalicão.
Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT).
Esquadra da GNR – Posto Territorial de Joane.
A instalação dos sensores é fruto de um protocolo estabelecido entre o Município de Famalicão e o Instituto Nacional para a Reabilitação. O principal objetivo é monitorizar, em tempo real, a ocupação destas vagas prioritárias, utilizando tecnologia inteligente para garantir e melhorar o acesso aos serviços públicos por parte dos cidadãos com mobilidade reduzida.
A “Plataforma + Acesso” não se limita à monitorização de estacionamento. A ferramenta tecnológica mais abrangente inclui também:
Sistemas de orientação por GPS no interior de grandes equipamentos.
Adaptação a diferentes necessidades associadas às várias áreas da deficiência.
Para facilitar a vida dos utilizadores, a ocupação e localização destes lugares de estacionamento podem ser consultadas através da aplicação móvel “Acessibilidade 360”. Disponível para dispositivos Android e iOS, a app permite que os cidadãos localizem as vagas reservadas mais próximas e verifiquem instantaneamente a sua disponibilidade antes de se deslocarem.
Esta iniciativa sublinha o compromisso da autarquia de Vila Nova de Famalicão com a inclusão e a criação de um concelho mais acessível e tecnologicamente avançado.
PUBLICIDADE























Comentários sobre o post