O Campeonato Distrital Individual Absoluto – vertente clássicas da Associação de Xadrez do Distrito de Braga (AXDB) 2025/2026, a prova mais importante do calendário da Associação terminou no dia 8. O evento, que reuniu os 55 melhores atletas do Distrito, consagrou Carlos Novais (CX A2D) como o grande vencedor, segundo uma nota enviada à comunicação social.
Após seis intensas sessões, que decorreram entre o Colégio das Caldinhas (três primeiras jornadas) e a Didáxis – Riba de Ave (jornadas finais), Carlos Novais demonstrou estar à altura do prémio e do título. Com 5 vitórias e 1 empate em 6 jogos, o atleta do CX A2D assegurou o título e o prémio monetário de 100 euros.
Esta vitória marca o terceiro título distrital absoluto para Novais, que já havia vencido em 2008 e 2022, consolidando o seu estatuto como um dos mais fortes xadrezistas do panorama bracarense, pode ler-se.
O pódio absoluto foi completado por Sergey Demyanchuk (VSC) e José Monteiro, ambos a apenas meio ponto do campeão. Eles arrecadaram, respetivamente, 75 e 50 euros.
No setor feminino, o grande destaque foi para Raquel Duque, que alcançou o 4.º lugar na classificação absoluta geral, garantindo simultaneamente o título de Campeã Distrital Feminina 2025/2026.
O pódio feminino ficou completo com Oleksandra Smerteniuk (CXEJM), que terminou em 37.º lugar absoluto, e Daniela Arruda (AXJC), classificada em 44.º lugar absoluto.
A competição contou com o apoio e organização dos clubes locais ADCCA e CX A2D, em parceria com a AXDB.
Na cerimónia de encerramento, estiveram presentes diretores da A2D, Francisco Carvalho e Carla Costa, e o Presidente da AXDB, Fernando Azevedo. As entidades foram unânimes em sublinhar “o excelente ambiente competitivo, a organização irrepreensível e a crescente vitalidade do xadrez distrital”, enalteceram, também, o empenho dos clubes e o elevado nível qualitativo dos atletas.
Mais informações e resultados completos:
https://s3.chess-results.com/tnr1301622.aspx?lan=10&art=1&rd=6&fed=POR&SNode=S0
PUBLICIDADE































Comentários sobre o post