O Município de Famalicão reconheceu na quinta-feira, dia 27, na segunda edição da gala Created IN, o desempenho de excelência de 14 empresas do concelho nas áreas de sustentabilidade e inovação. O galardão mais alto foi entregue a um conjunto de empresas que o autarca Mário Passos espera que sirvam de “exemplo e estímulo” para toda a comunidade empresarial.
Receberam o Prémio Created IN as seguintes empresas: Cimenteira do Louro; A.A.C. – Têxteis; Grupo ACA; Ecoibéria; Grupo Continental; Grupo TMG; Grupo Primor; RNM; Leica; Plastifa; Riopele; Surtec, Vieira de Castro; Vishay Eletrónica Portugal.
Além destas 14, a cerimónia reconheceu o trabalho desenvolvido por mais 280 outras empresas nestes domínios.
O presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, sublinhou o crescimento do envolvimento das empresas do concelho. “Nesta segunda edição estamos a reconhecer mais empresas, num claro sinal de que estamos todos cada vez mais atentos às questões da sustentabilidade e da inovação e comprometidos com a competitividade e com o desenvolvimento equilibrado e responsável de Vila Nova de Famalicão“, afirmou.
O edil destacou o desafio de continuar a envolver o ecossistema empresarial e de conhecimento para que Famalicão se torne uma das comunidades da Europa que melhor alia a qualidade de vida com a dinâmica empreendedora e inovadora. Passos frisou que o objetivo é que o trabalho das empresas galardoadas contribua para a competitividade local, a criação de valor, a atração e retenção de talentos, e, sobretudo, para a melhoria da qualidade de vida dos famalicenses.
O reconhecimento foi bem recebido pelos representantes das empresas. Ricardo Machado, da RNM, realçou a importância do prémio para uma empresa do setor químico: “É um importante para nós, (…) ver reconhecido o empenho com que trabalhamos para concretizar a certificação de qualidade na área ambiental, na segurança e qualidade, a que acrescentamos a sustentabilidade social“.
Paulo Pereira, da AAC Têxteis, partilhou a importância da sustentabilidade social, onde é fundamental que os colaboradores se sintam envolvidos e apoiados pela empresa. O CEO elogiou ainda o papel do Município por “reconhecer o que está a ser feito e, desta forma, procurar contagiar outras empresas do concelho para fazer ainda mais e melhor“.
O Prémio Created IN é atribuído às empresas do concelho que demonstram excelência em quatro categorias principais:
Sustentabilidade Económica (baseada em critérios como o estatuto PME Excelência, volume de exportações e projetos de investimento Made2In).
Sustentabilidade Social (reconhece certificações como SA 8000/ISO 26000 e parcerias em Programas Municipais).
Sustentabilidade Ambiental (inclui certificações como ISO 14001 e projetos de descarbonização/eficiência energética com financiamento comunitário).
Inovação (avalia certificações na gestão de I&D (ISO 56002/NP 4457), prémios de inovação e projetos de I&DT com financiamento comunitário).
PUBLICIDADE






















Comentários sobre o post