As Juntas de Freguesia do concelho de Vila Nova de Famalicão vão receber um esforço significativo nas suas verbas livres já a partir de 2026. O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara, Mário Passos, que confirmou o aumento de 20% nos valores destinados às 39 autarquias locais.
A notícia foi dada durante um encontro que reuniu o executivo municipal e todos os presidentes de Junta de Freguesia para o mandato 2025-2029, na passada quinta-feira, nos Paços do Concelho. Com este aumento, as verbas livres para o próximo ano se fixarão em cerca de 2,7 milhões de euros.
O reforço destas verbas livres, uma promessa eleitoral de Mário Passos, visa garantir maior autonomia e capacidade de intervenção às freguesias.
Novo Ciclo e Cooperação Reforçada
O encontro marcou o início do novo ciclo autárquico e contou com a presença de 23 novos presidentes de Junta, que iniciam agora o seu primeiro mandato. Perante as “caras novas”, Mário Passos sublinhou a importância de uma relação estreita e de diálogo constante entre o Município e as freguesias.
“A Câmara Municipal estará, como sempre, totalmente disponível para apoiar o trabalho das Juntas de Freguesia. Só com uma relação de proximidade e com diálogo constante é que conseguimos promover o desenvolvimento equilibrado do território e garantir qualidade de vida às nossas populações,” afirmou o edil.
O principal objetivo desta reunião foi estabelecer laços, alinhar expectativas e identificar as áreas prioritárias de intervenção para a preparação do novo ciclo autárquico, assinalando o começo de uma fase de cooperação reforçada entre a Câmara e as Juntas ao longo dos próximos quatro anos.
PUBLICIDADE
























Comentários sobre o post