Mais de duas dezenas de seniores de Vilarinho das Cambas reúnem-se diariamente na antiga escola primária da freguesia para participar nas atividades da recém-criada Academia Sénior de Vilarinho. O espaço, que começou a funcionar no dia 8, foi acolhido com entusiasmo pela população mais velha.
O projeto visa combater a exclusão social e o isolamento das pessoas idosas, promovendo o envelhecimento ativo, a qualidade de vida e fomentando a formação e a ligação com a comunidade, destaca a nota enviada à nossa redação.
Com esta abertura, aquele projeto, que iniciou em 2021, conta já com 20 grupos formados e mais de 600 seniores envolvidos. O Presidente da Câmara, Mário Passos, destacou a importância do projeto para manter os idosos “ativos e felizes“.
As academias oferecem diversas atividades, como aulas de atividade física (yoga, zumba sénior, ginástica), workshops de costura, trabalhos manuais e música. Além disso, a rede promove iniciativas em conjunto, como formação em competências digitais, inglês e ações de capacitação.
O trabalho de promoção do envelhecimento ativo valeu a Famalicão o reconhecimento, em 2024, que o inclui na Rede Global da OMS de Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas.
Comentários sobre o post