A Sessão Solene do Dia da Freguesia de Oliveira Mateus realizou-se este domingo, dia 21, com uma Eucaristia em Honra ao Padroeiro São Mateus.
A procissão saiu do Centro Paroquial daquela freguesia em direção à Igreja matriz, para a celebração da missa.
No final a comunidade dirigiu-se para o Centro Paroquial, onde decorreu a Sessão Solene, com a homenagem aos cidadãos que se destacaram em prol daquela comunidade.
Carlos Valentes salientou os vários apoios que a autarquia tem levado a efeito, junto das associações, para que aquelas possa colaborar e ajudar no crescimento da freguesia.
O autarca local destacou o papel da Associação de Pais na preservação do património escolar “surge a necessidade de ter uma escola mais bonita, mais inclusiva e que aliada a uma série de intervenções, que culminou num investimento de obras”, destacou. Valente lembrou que a participação dos elementos do executivo, nas obras da escola, “nada teve a ver com o nosso papel na junta de freguesia, mas sim com o nosso envolvimento na comunidade”, vincou.
Naquela cerimónia foram homenageados:
Na categoria desportiva foi homenageado a título póstumo: Francisco Costa, representado pelos pais;
Margarida da Silva Capelo e Marido, falecidos num acidente de viação.
Mérito Empresa: Restaurante Carvalho 1, receberam a distinção os proprietários daquela unidade restauração.
Centro de Estudos da freguesia, que oferece apoio nas disciplinas escolares.
Comissão de Festas Nossa Senhora da Conceição, pela dedicação à realização daquelas festividades.
Associação de Pais e Encarregados de educação de Oliveira São Mateus, pela dedicação na preservação do património e funcionamento da escola.
No discurso final, Augusto Lima, vereador da C. M. de Famalicão elogiou o trabalho realizado por aquela comunidade “valorizo esta partilha entre todos (…). E é isso que nós esperamos para o presente e para o futuro. Que cada vez mais haja este tipo de projetos e este tipo de iniciativas (…) uma gorvernança que venha da própria comunidade”, lembrou aquele responsável municipal.
A cerimónia terminou com um Porto de Honra e o corte do bolo.
Comentários sobre o post