João Romano 3.º lugar Nacional de Rápidas na categoria A
O Campeonato Nacional Amador nas vertentes Rápidas e Semirrápidas realizou-se no dia 7 de setembro de 2025 em Matosinhos no pavilhão principal do Centro de Comércio e Exposições de Matosinhos (Antiga Fábrica Vasco da Gama).
O Clube de Xadrez Associação Académica da Didáxis fez-se representar por 13 atletas nas vertentes rápidas (3 minutos mais 2 segundos de acréscimo por cada lance efetuado) e por 15 atletas nas semirrápidas (10 minutos mais 5 segundos de acréscimo por cada lance efetuado).
Durante a parte da manhã, os atletas João Romano e José Santos lutaram por um lugar do pódio absoluto, até à última sessão, na prova Sub-2000 (categoria A). João Romano venceu e fechou o pódio absoluto alcançando o 3.º lugar com 4 vitórias e 2 empates. José Santos na derradeira sessão não foi feliz e ainda assim classificou-se em 5.º lugar absoluto numa prova que contou com recorde de participação de 55 atletas. O Campeão Nacional foi Ricardo Araújo (AA Coimbra) e Pedro Marinho (Xadrez – Colégio Efanor) posicionou-se em 2.º lugar.
Durante a parte de tarde, um dos grandes destaques foi, mais uma vez José Santos (CX A2D), que, também, liderou a prova Sub-2000 (categoria A), na vertente Semirrápidas, até à última sessão, mas ao empatar na última sessão partilhou a liderança com 5,5 pontos em 6 jogos realizados. De acordo com os critérios de desempate José Santos sagrou-se Vice-Campeão Nacional de Semi-Rápidas na categoria A. O Campeão Nacional foi Filipe Bártolo (GX Alekhine) e Tiago Frutuoso (Xadrez – Colégio Efanor) fechou o pódio absoluto.
Os Nacionais de Amadores foram cinco dos nove campeonatos realizados em Matosinhos, organizados pela Federação Portuguesa de Xadrez, no âmbito da Cidade Europeia do Desporto.
Mais informações:
https://s3.chess-results.com/tnr1200667.aspx?lan=10&art=1&rd=6&SNode=S0
Coordenador CX A2D,
Mário Oliveira.
Comentários sobre o post