A preparação para as eleições Autárquicas 2025 parece que está criar discussão, não entre estruturas partidárias, que devem apresentar e debater as suas ideias, mas sim a direcionar acusações aos Órgãos de comunicação Social (OCS).
Como é do conhecimento dos nossos leitores, esta terça-feira, dia 19, foi publicado um comunicado da Coligação Mais Ação, Mais Famalicão.
Após essa publicação gerou-se, à volta da mesma, uma discussão, onde um perfil – “Adolfo Martins” – direcionou as atenções, com acusações infundadas ao nosso OCS, acusando-o de parcialidade e de ser tendencioso.
Na sequência dessas acusações, a Direção de Informação da Famalicão Canal TV emitiu uma Nota de Redação em sua defesa, onde explica o seu modus operandi, enquanto meio de Comunicação Social.
Um elemento do PS – Deputado da Assembleia Municipal – Dr. Jorge Costa, veio, em comentário, na Rede Social Facebook, dizer uma série de mentiras em relação ao Famalicão Canal TV, e citamos: “(…)lembre-se e nunca se esqueça mais que, de um momento para o outro, se “passou a esquecer” com o seu compincha Barreiros de me convidarem para um programa semanal em que eu representava o PS de Vila Nova de Famalicão. Fica aqui público desafio: “Convide V. Ex.a o PS na minha pessoa para QUALQUER ASSUNTO a debate”!!! Não é mesmo o senhor, nem o dito compincha Barreiros, que podem decidir quem fala pelo meu partido. Nós, dentro do partido, é que, democraticamente, decidimos isso em equipa, como um grupo unido! A si e aos “seus compinchas” quero que saiba que estou sempre disponível para qualquer debate!!!.”
Certamente o PS não comunica para dentro, porque a Direção de Informação deste OCS sempre endereçou mensagens ao Líder do Partido (Eduardo Oliveira), fazendo o convite para estarem presentes no painel do programa “Analisar Factos”, todas as semanas. O PS apenas marcou presença no primeiro programa, representado pela Professora Elisa Costa, militante daquele partido. Após esse programa, os convites foram endereçados, de igual forma, para todos os partidos. A 12 de Março, sem qualquer resposta do Partido Socialista a Direção de Informação tenta saber se o PS estará presente. Eis a resposta «ver imagem»
Encaminhado para a agência de comunicação, na sexta-feira, dia 14 de Março, a Direção de Informação envia o convite, para Rodrigo Freitas, da Agência Central Informação, de acordo com a solicitação do Líder da Concelhia do PS Famalicão. A resposta obtida: «ver imagem»
Ao longo deste período o programa foi realizado apenas com representantes do: PSD, CDS-PP, CDU e CHEGA, partidos com assento na Assembleia Municipal de Famalicão.
Passaram as Eleições Legislativas, a Famalicão Canal TV convida os partidos com representação na Assembleia Municipal, a 19 de Maio, para o debate sob o tema: Resultados das Eleições Legislativas – Mais uma vez confirmamos esse contacto com o registo «ver imagem»
A 27 de Maio e 2 de Junho, são endereçados convites, com os respetivos temas em debate, ao Líder do PS. À nossa redação nem resposta.
No dia 1 de Julho, a nossa redação recebe uma nota de imprensa, do PS Famalicão, sobre Habitação Colaborativa. A Direção de informação envia SMS, ao Eduardo Oliveira para falar sobre esse projeto. Na impossibilidade, por se encontrar de férias, o líder do PS remete o assunto para quando regressar. Até à data nada foi agendado. «ver imagem»
Finalmente, no dia 21 de Julho, a Direção de Informação, uma vez mais endereça o convite, após as Legislativas de 2025, ao líder do PS, mas este não responde. «ver imagem»
Como os nossos leitores e espectadores podem constatar, o problema não está na falta de imparcialidade, isenção e pluralidade. Está sim, na vontade de participação desta força política que não disponibiliza elementos para debater os assuntos.
É claro, que o Senhor Dr. Jorge Costa, pode participar nos programas, se o PS assim o entender. Mas, a estar presente tem que debater de forma ordeira, com educação sem maltratar os restantes elementos de painel e respeitar o moderador do programa.
A forma como o PS de Famalicão comunica para o exterior é da sua inteira responsabilidade. Não deve uma estrutura política responsabilizar e tentar dizer que este OCS não é isento.
Volto a reiterar o que disse na Nota de Redação de ontem, dia 19. A Famalicão Canal TV dá voz a todos, sem exceção, seja por convite ou mesmo a pedido das instituições e/ou comunidade, desde que se justifique.
A Direção de Informação
Famalicão Canal TV
Comentários sobre o post