As Festas em Honra de Santa Marinha realizaram-se no fim-de-semana, entre os dias 18 e 20, onde a animação e o convívio se fez sentir entre a comunidade e forasteiros.
Na sexta-feira, dia 18, a noite teve como convidados o Grupo Toque Social. A seguir a ‘Noite Branca’, que é já habitual naquela freguesia, reuniu todas as gerações para um momento de boa disposição.
No sábado, ao final da tarde, o movimento aumentava junto à bilheteira para a compra de bilhetes para assistir ao concerto dos CALEMA, que foram o destaque do cartaz daquelas festividades.
As cerimónias religiosas com a Eucaristia e Procissão em Honra de Santa Marinha, padroeira daquela paróquia.
No final das cerimónias religiosas as atenções voltaram-se para o Parque de Lazer de Santa Marinha, onde milhares de pessoas, cerca de 30 mil pessoas, aguardavam o início do concerto dos CALEMA. A chuva não resistiu em fazer companhia, mas a assistência não arredou pé e ficou até ao final.
A sessão de fogo-de-artifício foi do agrado de quem assistiu.
A madrugada foi animada pelos jovens, que apesar da chuva, não abandonaram o recinto. Dançaram, cantaram e continuaram a festa ao som da música dos ‘Meninos da Favela’, os Dj’s de serviço.
Na manhã de domingo a Banda Marcial de Arnoso acompanhou a Comissão de Festas até à igreja Paroquial de Mogege, para assistir à Eucaristia, presidida pelo Padre Adelino Mendes e com a reflexão do padre Francisco, que está em missão no Gana. A Procissão em Honra ao Santíssimo Sacramento saiu no final da celebração da missa de festa, que percorreu a rua principal, junto aquela igreja.
Após o almoço, a atuação dos Ranchos Folclóricos: o grupo de Mogege e outro de Pevidem. A meio daquela atuação surge a surpresa da tarde, o lançamento de paraquedistas.
Paulo Antunes, juiz da festa estava grato “a toda gente, aos meus colegas, à Junta de Freguesia, à Camara Municipal, a todos os apoios que nos têm dado e ao público em geral, porque correu tudo muito bem”.
Carlos Lima, autarca local estava também satisfeito porque sempre acreditou que os mogegenses tem capacidade para realizar bons eventos “e é destas pessoas que Mogege precisa, de pessoas de garra, que levem Mogege par a frente (…) esta comissão está de parabéns, porque realmente elevou o nome de Mogege.
A tradição voltou a cumprir-se com a atuação final da Banda de Musica, junto à Igreja paroquial. Muita animação a finalizar mais uma das festas com tradição na freguesia de Mogege.
Comentários sobre o post