O Bloco de Esquerda está preocupado com o abandono de animais, que se tem registado no concelho de Famalicão.
Numa nota enviada à nossa redação, aquela estrutura política da concelhia famalicense diz: É imperativo destacar que maus-tratos e abandono de animais são comportamentos puníveis por lei. Contudo, é igualmente importante refletir sobre as causas que levam a estes atos lamentáveis. O Bloco de Esquerda relembra que muitos cidadãos enfrentam atualmente enormes dificuldades sociais e económicas, resultantes de baixos salários, do aumento descontrolado do custo de vida e de rendas elevadas. Este cenário conduz ao abandono de animais e, em muitos casos, à subjugação a maus-tratos”, pode ler-se.
Na mesma nota, o BE defende que o executivo municipal tem a obrigação de adotar políticas de apoio às famílias, garantindo também assistência nos cuidados de saúde aos animais de estimação. Para isso, propomos a criação de um serviço comparticipado pelo executivo municipal que permita aos veterinários locais oferecer preços acessíveis, facilitando assim o acesso a cuidados veterinários de qualidade a todas as famílias.
Considera essencial o desenvolvimento de um serviço público aos animais, a criação e condições logísticas, adequadas, para assegurar todos os tipos de apoio necessários.
Nenhuma vida deve depender exclusivamente da boa vontade da população. A dignidade dos animais e das famílias que deles cuidam deve ser garantida através de políticas municipais eficazes, conclui.
Comentários sobre o post