As celebrações do período Pascal, na Cidade de Famalicão, realizam-se de 4 a 27.
O certame Páscoa Doce decorre, nos dias 5, 6, 12 e 13, na Praça D. Maria II, um evento que pretende unir a religião com lazer.
Organizada pela Confraria das Santas Chagas, a Semana Santa de Famalicão é um momento “que envolve não só a comunidade paroquial, como também a cidade e o concelho de Famalicão”, destaca José Pedro Sousa, juiz da Confraria. “Famalicão torna-se visita obrigatória, não só para quem quer vivenciar as Solenidades da Semana Santa, mas, também, para quem quiser saborear uma Páscoa Doce”, acrescenta.
A terceira edição da Caminhada pelo Património Religioso e Histórico marcará o início das celebrações. No sábado, dia 12, a Praça-Mercado Municipal recebe o Showcooking “A Cozinha da Tia Cátia”, a partir das 16h00.
O Arcipreste de Famalicão, Padre Francisco Carreira, salienta o caráter religioso da Semana Santa, mas, também, a importância de viver este momento em comunidade. “A Semana Santa culmina a fé, a família e a comunidade e, por isso, será verdadeiramente a Semana Maior ao ser vivida conforme esses três constituintes considerados fundamentais”, refere.
A Procissão e Benção dos Ramos realiza-se na Praça 9 de Abril, seguida da Eucaristia da Paixão, que será celebrada na Igreja Matriz Nova.
Nos dias 17 e 18 as procissões de “Ecce Homo” e do Enterro do Senhor, sairão da Igreja Matriz Antiga, pelas 21h30. Ainda, no dia 18, na Praça 9 de Abril, a Recriação do Julgamento de Jesus. No sábado, dia 19, a Vigília Pascal sairá da Igreja Matriz Nova, pelas 21h00.
A celebração da Eucaristia Solene, no domingo de Páscoa, realiza-se na Igreja Matriz Nova.
Na Praça 9 de Abril, até dia 21, estará patente a exposição fotográfica “Fé e Tradição”.
Comentários sobre o post