O Município de Vila Verde recebeu na terça-feira, dia 25, a distinção “Autarquia de Mérito Social”, atribuída pela Associação Nacional de Gerontologia Social (ANGES).
Uma nota enviada à nossa redação refere que a iniciativa distinguiu o Programa Idade Maior, desenvolvido pelo Município de Vila Verde como ferramenta mobilizadora de recursos, instituições e voluntários para combater o isolamento e a exclusão social de pessoas idosas a viver em diferentes pontos do concelho.
A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Maria do Rosário Palma Ramalho, presidiu à cerimónia de entrega da bandeira e do diploma relativos à distinção, que decorreu no Quartel das Artes em Oliveira do Bairro.
A chefe da municipalidade, Júlia Rodrigues Fernandes, sublinhou “o impacto social comprovado do Programa Idade Maior”. A autarca frisou que a iniciática “reforça a dignidade e a qualidade de vida das pessoas, dinamizando a participação social e fortalecendo os laços intergeracionais que sustentam a coesão comunitária”.
O programa utiliza uma plataforma digital para a sinalização das pessoas a acompanhar, assegurando visitas e contactos diretos com os idosos em situação considerada de isolamento ou exclusão, num trabalho feito diretamente por uma equipa multidisciplinar, seja através de um serviço de teleassistência ou do contacto telefónico de voluntários.
“O Programa Idade Maior é uma importante ferramenta na concretização das políticas sociais do Município, sempre com foco nas pessoas, promovendo um envelhecimento ativo, seguro e privilegiando a permanência das pessoas idosas no seu meio familiar e comunitário”, explicou a presidente da Câmara.
Promovido pelo Município de Vila Verde, o Programa Idade Maior envolve: a Proteção Civil Municipal, o Centro de Saúde de Vila Verde, o Centro Comunitário de Prado, a Delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa, a GNR e os Bombeiros Voluntários de Vila Verde, conclui.
Comentários sobre o post