A Igreja de Válega, no concelho de Ovar e na Diocese do Porto, é uma verdadeira obra-prima, de arte da pintura em azulejo que merece visita. É reconhecida e batizada como a “Capela Sistina Portuguesa”, impressionado o conjunto dos seus azulejos do exterior e do interior.
Observe, nas fotos que publicamos, a beleza e a qualidade dos seus azulejos, produzidos pelas “Cerâmicas Aleluia”, de Aveiro. Viaje e descubra esta relíquia.
“As obras de construção desta impressionante igreja começaram no século XVIII, em 1756 e prolongaram-se por mais de um século. Entre 1923 e 1958, realizaram-se trabalhos de conservação e entre 1959 e 1960 foi revestida com azulejos polícromos da Aleluia Cerâmicas (Fábrica Aleluia) a fachada principal, as paredes interiores da nave e a parte superior do arco triunfal” – descreve o site da “Aleluia Cerâmicas”.
Na mesma página, escreve-se: “Em 1975 teve lugar o revestimento dos alçados laterais e posterior com azulejos da Aleluia Cerâmicas desenhados pelo arquiteto Januário Godinho”.
No descritivo dessa conhecida empresa conclui-se: “Ao pôr-do-sol, a fachada da igreja, virada para poente, é particularmente bela; banhada pelos raios de sol é um verdadeiro templo dourado que brilha com os seus fantásticos azulejos de múltiplas cores”.
Comentários sobre o post