A figura de Provedora para as Crianças, acaba de ser criada pelo Município de Vila Verde, num propósito de defender os seus direitos e de assumir um trabalho especificamente orientado para as questões dos mais novos e dos seus contextos familiares. A professora e ex-presidente da CPCJ Beatriz Santos foi a personalidade selecionada para a função.
Júlia Rodrigues Fernandes, justifica a aposta inovadora do Município na criação da “Provedora para a Proteção dos Direitos da Criança e das Famílias”, tendo em conta “a mais-valia que representa para a definição e concretização de políticas e ações, sejam públicas ou privadas, na defesa e valorização dos mais novos”.
A Presidente da municipalidade de Vila Verde releva, a propósito “a experiência, os conhecimentos e a sensibilidade” de Beatriz Santos no tratamento e acompanhamento de matérias relacionadas com as crianças, os jovens e as famílias, demonstrando sempre – comenta – “um comprometimento de grande responsabilidade na defesa dos Direitos da Criança”.
Um comunicado da Câmara acrescenta que, no âmbito do quadro de competências aprovado pelo mecanismo de coordenação do PAL de Vila Verde como ‘Cidade Amiga das Crianças’, à Provedora cabe “apreciar eventuais exposições, públicas ou privadas, identificadas ou anónimas, de situações que comprometam o bem-estar das crianças, jovens e famílias”.
Para eventuais contactos ou solicitações de intervenção da Provedora, os munícipes – nomeadamente crianças, jovens, pais ou cuidadores – podem, desde já, utilizar o email provedoria.crianca@vilaverde.pt.
Comentários sobre o post