A mestre FIDE Inês Silva sagrou-se Campeã Nacional em Famalicão na vertente clássicas, ao triunfar num torneio muito disputado nas instalações da Biblioteca Municipal Castelo Branco.
A jovem atleta que veste as cores do clube famalicense Clube de Xadrez Associação Académica da Didáxis, desde a época 2012/2013, colecionou o seu segundo título nacional (vertente clássicas) nove anos depois do primeiro, obtido em 2015, em Pedras Salgadas. Na altura, a jogadora do CX A2D tinha 13 anos e conseguiu tornar-se na campeã nacional mais jovem de sempre, recorde que ainda detém.
O sucesso agora obtido em Famalicão, a casa do CX A2D, garante-lhe um lugar na seleção feminina para as Olimpíadas de Budapeste (Hungria), que se realizarão em setembro.
Paralelamente ao Campeonato Nacional Feminino, decorreu o TORNEIO 39.º ANIVERSÁRIO AXDB, que visou homenagear o início da atividade associativa do xadrez distrital, nomeadamente, com sede em Vila Nova de Famalicão no ano de 1985. Este Torneio contou com a participação de vinte jogadores, dos distritos de Braga, Porto e Aveiro, e jogou-se em seis jornadas, no ritmo de clássicas, coincidindo sempre com o Nacional Feminino.
O grande vencedor foi o jovem Sub-14 Matias Montenegro (Xadrez Efanor) o que constituiu uma agradável surpresa, pois era o cabeça de série n.º 9, ao obter 5 pontos em 6 possíveis. O atleta da casa José João Pinto (CX A2D) defrontou na 6.ª e última sessão Matias Montenegro e lutou pela vitória no Torneio, mas não foi feliz e classificou-se ainda assim no 5.º lugar com 4 pontos. Simão Pintor (VSC – 100 euros) e Pedro Sousa (CA Téssera – 75 euros) posicionaram-se em 2.º e 3.º lugares, respetivamente.
O CX A2D foi o clube mais representativo contando com a participação de 6 atletas o que permitiu contribuir para a evolução e consolidação técnica aliando-se a vertente formativa e competitiva neste Torneio:
- Fernando Silva, 4.º lugar e 50 euros de prémio monetário;
- Vítor Carvalho, 10.º lugar;
- Eduardo Viana, 11.º lugar;
- Artur Lemos, 12.º lugar;
- Gil Costa, 13.º lugar.
Comentários sobre o post