Antes de partilhar informação nas redes sociais esteja atento se a mesma não é falsa. A PSP deixa algumas dicas para ter em atenção.
A Polícia de Segurança Pública lança um alerta, no portal desta força de segurança, para que o cidadão esteja atento a potenciais notícias falsas que possam surgir na internet, nomeadamente redes sociais. Na partilha de informação tenha sempre em consideração a fonte. “A PSP encontra-se permanentemente disponível para acolher as dúvidas e apelos de todos os cidadãos e incentiva a confirmação da informação (previamente à partilha ou reencaminho) e denúncia de todos os crimes – tentados ou concretizados – de que tenham conhecimento”, pode ler-se no site.
Identifique Notícias Falsas
Sempre que tiver contacto com algum alerta ou notícia que lhe suscite dúvidas, como prevenção aos ataques de desinformação, a PSP aconselha:
-Considere a fonte – faça uma pesquisa sobre o emissor da informação, a sua missão e contacto. Caso o emissor inicial não seja identificável, suspeite da veracidade da informação;
-Leia toda a história – títulos apelativos chamam a atenção mas podem induzir em erro sobre o conteúdo;
-Verifique o autor – faça uma breve pesquisa sobre a existência do autor;
Fontes de apoio – verifique se fontes oficiais, como a PSP ou órgãos de comunicação social, divulgam idêntica informação;
-Verifique a data – a republicação de notícias antigas não implica a manutenção da relevância;
-É uma piada? – se a notícia/alerta lhe parecer estranho, pode tratar-se de uma sátira.
PUBLICIDADE
Uma informação, de origem desconhecida, usualmente reporta factos que não ocorreram e potenciam alarme social, gerando um sentimento de insegurança na população.
A PSP lembra que se mantém atenta ao fenómeno da disseminação de informação falsa (fake news), alerta ciclicamente a população e propõe comportamentos preventivos.
O boato não é informativo! Procure informação adicional junto da PSP.
Comentários sobre o post