Estão a registar-se fraudes, em transferências bancárias,, segundo alerta do Banco de Portugal. No momento dessa transacção, com recurso às redes digitais, terceira(s) pessoa(s) alteram o IBAN, com recurso a certas técnicas (malware e outras), derivando o valor para as contas dos que provocam essa fraude/crime.
O banco central português informa que essa fraude é concretizada “com recurso a ‘software’ malicioso previamente instalado no computador da pessoa”. Essa “mancha” tecnológica executa a transferência do ‘homebanking’, através do qual “um terceiro altera o IBAN da conta de pagamento do beneficiário no momento da realização dessa transferência”.
O Banco de Portugal reforça o alerta, ao dar nota: “Se, após a introdução dos dados da transferência no ‘homebanking’ do seu banco (mesmo que use a lista de beneficiários frequentes), o ecrã do seu computador ficar estático (poderá aparecer uma mensagem com indicação de ’em atualização’) ou se lhe surgir uma mensagem para instalação ou atualização de ‘software’ a que se segue um bloqueio temporário do equipamento, poderá estar a ser vítima de uma tentativa de fraude”, adverte o BdP”.
Comentários sobre o post