Durante uma hora, a população é desafiada a apagar as luzes das suas casas.
Em Famalicão serão desligadas as luzes, interiores e exteriores, de alguns edifícios e monumentos emblemáticos, nomeadamente o edifício dos Paços do Concelho e jardim envolvente, a Casa das Artes e jardim envolvente, o Centro de Estudos Camilianos, o Palacete Barão da Trovisqueira/Museu Bernardino Machado, a Casa da Cultura e Largo dos Eixidos, a Casa da Juventude, a Casa do Território (Parque da Devesa) e a Fundação Cupertino de Miranda.
No âmbito da evolução da campanha Hora do Planeta, cujo tema deste ano é Água e Alterações Climáticas, e do conceito ‘Liga-te ao Planeta’, o Município de Famalicão compromete-se ainda em continuar o trabalho de redução das perdas de água nas infraestruturas da rede de distribuição à população e de substituição de condutas mais fragilizadas e de maior risco de provocar perdas de água. A autarquia assume ainda o empenho em reduzir os consumos próprios, isto é, os consumos de água nos edifícios, parques e jardins sob a gestão da autarquia e realizar uma campanha de sensibilização para o Uso Eficiente da Água, com especial enfoque na população escolar.
PUBLICIDADE
A iniciativa que foi promovida pela primeira vez, em 2007, na cidade australiana de Sydney, tem como principal objetivo alertar a população para a necessidade do Planeta ter essa Hora para respirar, para descansar, para se regenerar. Assim, encorajando as empresas, governos e cidadãos a desligarem as luzes por uma hora, deu-se um grito de alerta e criou-se uma plataforma de ação para todos os que estão interessados e atentos a questões que envolvem a luta contra as alterações climáticas e a defesa do nosso Planeta, permitindo uma redução na emissão de gases de efeito de estufa.
Segundo a entidade promotora do evento em Portugal, a Associação Natureza Portugal (ANP), em Portugal aderiram 131 municípios “com compromissos de sustentabilidade a realizar até ao final deste ano, marcando o momento com o célebre apagão dos seus monumentos”.
Hora do Planeta, assinalada em mais de 180 países e territórios, associaram-se em Portugal, para além dos 131 municípios, 64 organizações e oito empresas.
Comentários sobre o post