A exposição “Vozes Visuais: Retratos de Pertença”, será inaugurada esta quarta-feira, dia 27, às 11h00, na Praça de Santo António, em Vila Verde.
Esta resulta de uma junção de “trabalhos de investigação e partilha de sentimentos e expressões de jovens, no âmbito de um projeto internacional para combater a discriminação e rumores antissociais, fomentar a inclusão e construir pontes interculturais” – informa uma nota, do município vilaverdense, à nossa redação.
Segundo fonte da organização “as cidades estão em constante mudança e a crescente diversidade torna necessário que acolhamos o mosaico cultural como parte essencial da nossa identidade coletiva. Ainda mais se torna necessária esta abordagem quando persistem situações de desigualdade e discriminação”.
A exposição inspira-se nos resultados do evento “Juventude Anti-Rumores 2023” e de uma posterior atividade de Photovoice realizada com jovens do concelho de Vila Verde, em parceria com o Centro Comunitário de Prado, da Delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa.
O Photovoice é uma metodologia de investigação participativa onde através de fotografias tiradas pelas pessoas envolvidas podemos aceder às suas necessidades, reflexões, narrativas e ideias para melhorar a comunidade.
Comentários sobre o post