As cerimónias em honra de são José realizaram-se nos dias 19, 23 e 24, na freguesia de Oliveira São Mateus, em Famalicão.
No sábado, a procissão de velas em honra a São José realizou-se pelas 20h30, acompanhada pelo grupo do Corpo Nacional de Escutas. Mais tarde, por volta das 21h30, Sãozita e Flávio Gil subiram ao palco para animar a noite. Após o fogo de artifício a festa continuou com o mesmo grupo.
No domingo a eucaristia, em honra a São José, com bênção de Ramos. A tarde iniciou com a apresentação da Banda de Música da Lixa. O Rancho do Divino Salvador de Delães desfilou até ao largo de Santa Ana, para animar a tarde.
As cerimónias religiosas, com procissão, realizou-se ao final da tarde, e percorreu algumas das ruas da freguesia.
Carlos Valente, Presidente da Junta de Freguesia afirma que, “felizmente, o dia proporcionou a vinda de muitas pessoas (…). Inclusive tivemos associações de outras freguesias a virem cá a essa mesma missa e a venerarem São José. De facto, é uma honra, para nós, enquanto Junta de Freguesia, em parceria com a Confraria de São José e com a paróquia, poder manter esta tradição”. O mesmo responsável afirma que o executivo local pretende continuar a ajudar, cada vez mais, as tradições religiosas que a freguesia tem.
José Pinto, Presidente da Confraria de São José, afirma que aquela figura “realmente, teve sempre muita gente, mesmo em tempo de Quaresma. A quaresma é da igreja, mas a festa de São José é uma coisa que vira a parte da Quaresma. Agora entramos em Quaresma outra vez, até à próxima semana”.
Tanto Carlos Valente como José Pinto afirmam que é necessário a colaboração dos jovens porque, os que lá estão, sentem-se cansados. “As pernas são as mesmas, a força é que é menos”, afirma o presidenta da Confraria.
Comentários sobre o post