O “Repouso do Caminhante”, é o terceiro albergue de acolhimento tradicional a abrir no Caminho da Geira e dos Arrieiros.
“Encantei-me pela casa e pensei que seria ideal para montar uma biblioteca, com cerca de quatro mil livros meus, onde eu e outras pessoas pudéssemos passar tempo com tranquilidade. No entanto, mudei de ideias e embarquei nesta aventura”, explica José Balboa Rodríguez, escritor, filósofo e Cavaleiro da Ordem de Santiago.
A reabilitação da casa começou no final do ano passado, durou cerca de 4 meses e tem capacidade para seis pessoas, em três beliches. Contudo, em caso de necessidade, o número pode duplicar com recurso a colchões e sacos-cama.
Num edifício de dois pisos, com 200 anos, aquele foi adquirido por José Balboa Rodríguez que, aos 87 anos, teve a “ousadia de se lançar num projeto como este, por muito pequeno que seja”, com o apoio da sua esposa, Lorena.
O albergue funciona com base em donativos. “Não tenho qualquer interesse económico. O que desejo é que seja um lugar onde os peregrinos possam descansar com toda a tranquilidade. E que seja um estímulo, que contagie outros a fazer o mesmo”, afirma o escritor.
Existem pormenores por concluir, mas estará pronto para receber os primeiros peregrinos no dia 20 de março.
Nas proximidades, o albergue tem, a menos de 200 metros, vários serviços de necessidade imediata. Para se alojarem é necessária a reserva antecipada, com dois ou três dias.
Comentários sobre o post