A Semana Santa tem tradição em Famalicão, o que lhe confere ser um cartaz religioso e cultural que convida os cidadãos do Concelho e de fora dele a marcarem presença.
“Durante o período da Semana Santa e da Páscoa, Famalicão é, sem dúvida, um ponto de passagem obrigatório no roteiro regional do turismo religioso” – considera Mário Passos, Presidente da Câmara local.
Já o Juiz da Confraria das Santas Chagas, José Pedro Sousa, observa, do ponto de vista religioso, o signficado deste tempo da Quaresma e o que se lhe segue, a Paixão, a Morte e a Páscoa do Senhor: “Das celebrações litúrgicas às recriações históricas, do teatro à música, da arte à espiritualidade, da tradição à contemporaneidade, a Semana Santa envolve cada vez mais instituições e público, num programa singular e atrativo que reflete o crescimento e a aposta que temos feito na promoção dos eventos além das fronteiras de Vila Nova de Famalicão”.
Para o Arcipreste de Famalicão, Pe. Francisco Carreira, as manifestações deste tempo religioso, não deixam “ninguém ficar indiferente a esta celebração pascal. A tradição não anula a renovação, mas inspira as gentes da comunidade a assumir o compromisso de a levar em frente, pois a tradição é também a expressão do que somos. O Culto e a Cultura unem-se para despertar o sentido das coisas”.
A programação completa da Semana Santa de Famalicão está disponível para consulta aqui.
Comentários sobre o post