O Partido Socialista aumentou em cerca de 52% no financiamento permanente das Associações Humanitárias de Bombeiros, anualmente por força do Orçamento de Estado.
Segundo uma nota à imprensa, José Luís Carneiro, cabeça de lista pelo círculo Eleitoral de Braga, e a sua comitiva, reuniram com o Comando Distrital dos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos.
José Luís Carneiro referiu que, na próxima legislatura, o PS “pretende implementar um projeto piloto de agrupamento de corpos de bombeiros, à escala das entidades intermunicipais, melhorando o desempenho operacional e a gestão eficiente dos recursos, através de contratos programa e indicadores de desempenho”.
O mesmo acrescentou, ainda, que pretende “continuar a promover a profissionalização dos quadros de comando dos corpos de bombeiros, dando resposta às novas exigências das funções e capacitando estes elementos para as competências e responsabilidades inerentes aos cargos que ocupam“.
Está, também, previsto por parte do governo socialista uma verba de 122M€ no próximo quadro comunitário PT2030 para infraestruturas e viaturas, uma das ambições das corporações.
“No Plano de Ação para Portugal Inteiro do PS está ainda prevista a revisão das carreiras de bombeiros, procurando implementar uma carreira única com desenvolvimento paralelo pela via profissional e pela do voluntariado, promovendo a profissionalização, qualificação e valorização da atividade” – conclui a nota.
Comentários sobre o post