Um projeto estruturante para a conservação e sustentabilidade dos polinizadores, em todo o território nacional, está a ser coordenado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).
O projeto intitulado PolinizAÇÃO visa combater o declínio dos insetos polinizadores, como as abelhas, borboletas, moscas-das-flores, entre outros.
Para alcançar este objetivo, vão ser identificadas e implementadas ações concretas de conservação, ao mesmo tempo que mobiliza e consciencializa a sociedade sobre a importância vital destes agentes na biodiversidade e na produção alimentar.
“Os polinizadores desempenham um serviço vital nos ecossistemas, são cruciais para a natureza, a agricultura e o bem-estar humano. No entanto, enfrentam atualmente diversas pressões globais, desde alterações no uso do solo, que promovem a simplificação e homogeneização da paisagem, até invasões biológicas e mudanças climáticas”, esclarece Sílvia Castro, docente e investigadora no Centro de Ecologia Funcional (CFE) do Departamento de Ciências da Vida (DCV).
O PolinizAÇÃO terá a duração de dois anos e será financiado pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e Alterações Climáticas.

























Comentários sobre o post