A romaria a Santo Amaro, em Arnoso Santa Eulália, realizou-se esta segunda-feira, dia 15.
Foram vários os fiéis que se apresentaram na igreja paroquial para prestar homenagem àquele Santo, defensor dos ossos.
Apesar de ser dia útil, a igreja encheu, tanto nas celebrações da manhã, como à tarde. As condições meteorológicas não permitiram que a procissão rumasse ao Mosteiro, por isso o sermão foi realizado na igreja paroquial.
“A fé move montanhas, (…) e apesar do tempo, apesar do inverno que se faz sentir, a chuva, que era previsível, o Santo Amaro é uma tradição muito arreigada, uma romaria que tem uma história longa. É a primeira romaria do ano, aqui nesta comunidade e aqui nesta zona, portanto faz parte do calendário das famílias, da vida das pessoas”, referiu o pároco, Vitor Sá.
As centenas de pessoas que ali foram para participar naquela romaria, reuniram-se em grupos para convívio. Acompanhavam, as conversas, os doces de festa, as castanhas, os figos e o famoso vinho palhete.
Nas cerimónias participou o executivo da Junta de Freguesia, juntando-se, a este, na parte da tarde, o chefe da municipalidade famalicense, Mário Passos, que no final, visitaram as várias tasquinhas que ali surgem, naquele dia.
Pedro Araújo, representante do executivo local afirma que “o concelho económico está de parabéns por esta organização de excelência desta romaria, com as eucaristias, com o sermão na parte da tarde, com o andor muito bem composto, o de Santo Amaro e de Santa Eulália (…) e isto é para manter. É uma romaria bastante enraizada aqui, na nossa comunidade e nas freguesias limítrofes da nossa”, conclui o autarca local.
Comentários sobre o post