A XLIV Taça de Portugal de Xadrez é a prova mais simbólica do calendário oficial da FPX da época 2023/2024, dada a democraticidade que a caracteriza: o emparceiramento é efetuado por sorteio, com restrições, só nas primeiras eliminatórias, limitados à área geográfica, de maneira que uma equipa com pouca experiência xadrezística pode ter, aqui, a oportunidade quase única de jogar contra os mais fortes jogadores nacionais, e, em alguns casos, internacionais, já que os clubes com objetivos na área da competição contam nas suas equipas com Grandes Mestres, Mestres Internacionais, Mestres FIDE e Mestres Nacionais.
O Clube de Xadrez Associação Académica da Didáxis é representado nesta prova, pela primeira vez, com três equipas que disputaram no passado sábado, dia 2 de dezembro, os sessenta e quatro avos de final.
As Equipas A e B ficaram isentas no sorteio que se realizou e a Equipa C recebeu a equipa matosinhense Grupo Desportivo Basquete Leça C e confirmou o seu favoritismo inicial ao vencer por 3,5-0,5.
A arbitragem esteve a cargo de Carlos Dias e o CX A2D C foi representado por Fernando Silva, Eduardo Viana (Capitão), Diogo Lopes e Carlos Sampaio.
A próxima eliminatória, trinta e dois avos de final, reunirá 64 equipas no dia 13 de janeiro e o CX A2D terá os seguintes encontros:
CX A2D A vs XADREZ COLÉGIO EFANOR C
XADREZ COLÉGIO EFANOR B vs CX A2D C
CX A2D B vs VITÓRIA SC B
Comentários sobre o post