A magia do Natal contagia a União de Freguesias de Gondifelos, Cavalões e Outiz.
Ao final da tarde do passado sábado, dia 2, pelas 18h00, as decorações das árvores, preparadas pelas várias associações das freguesias, proporcionaram o brilho, cor e luz, que nesta época natalícia irá contagiar as três comunidades.
Manuel Novais, Presidente daquelas autarquias locais, esteve presente em Gondifelos que referiu: “agora sim, voltou, novamente, a alegria às freguesias e é, realmente de enaltecer o trabalho feito pelas associações porque criaram uma dinâmica, nestas árvores, extraordinária e isto é que nos valoriza muito (…). Isto é feito com o carinho de todas as associações, embora com o apoio da junta de freguesia, que dá, a todas as associações, um miminho, para poderem comprar luzes. Mas isto é um envolvimento de todos, de massa e é isso que nos satisfaz”.
A população enalteceu a iniciativa, que decorre pela sétima vez.
Na freguesia de Outiz, António Faria, Tesoureiro da União de Freguesias disse que “este ano, olhando aos outros anos, achei muito mais movimento, mais emoção nas pessoas. Todos a trabalhar, todos a ajudar (…) Conseguimos 10 associações, já a trabalhar na freguesia, todos animados, todos contentes. Até este momento, tudo a correr do melhor”. Naquela freguesia famalicense, para além das decorações próximas da igreja e em Gemunde, na Senhora da Guia, este ano, a estação (apeadeiro), junto à Estrada Nacional, também, foi decorada.
Em Cavalões, Cátia Alves, Secretária da União de Freguesias afirmou, que “é sempre um dia bonito, porque vemos a nossa freguesia mais iluminada, (…) as associações estiveram presentes (…). Sem dúvida que ficamos mais coloridos”.
A mesma responsável reforçou que a pandemia quebrou o ritmo para tudo, inclusive para a iluminação: “O ano passado fizemos uma dinâmica diferente, este ano voltamos, outra vez à iluminação e esperemos que, para o ano seja melhor”.
Cátia Alves lembrou aqueles que vivem com dificuldades e deixou os seus desejos para o Natal. “Nesta época do ano, vemos estas guerras e ficamos com o coração apertado. Esperemos que isto passe e que possa trazer paz para todos nós e um feliz Natal para todos, não só para as associações, mas para toda a gente (…) e que tenhamos um 2024 melhor que 2023”, conclui.
Comentários sobre o post