O Cinquentenário do 25 de Abril.1974, data que assinala a Revolução que implantou a Democracia em Portugal, vai ser comemorado pelo Município de Famalicão, com um programa que se prolonga deste mês de Novembro até finais do próximo ano, o de 2024, com o Título “50 Anos, 25 de Abril”.
Vão ser constituídas duas Comissões, uma de Honra e outra Científica, para essas celebrações. A primeira será formada por 16 personalidades famalicenses – informa a autarquia em comunicado – com relevo para as da vida política, social e cultural do Concelho, as quais tiveram “um papel preponderante no desenvolvimento de Famalicão e na consolidação da democracia e da liberdade”. A segunda constituir-se-á com sete especialistas locais e nacionais.
Na mesma nota à imprensa adianta-se que “A Comissão de Honra terá como missão definir e concretizar o programa de celebração de meio século de liberdade e democracia em Portugal e contribuir para o rol de atividades que pretende honrar a memória, envolver as gerações nascidas após 1974 e integrar todo o concelho de forma multifacetada, reforçando os valores da democracia e promovendo a participação política e social”.
As comemorações municipais arrancam já este fim-de-semana com o colóquio “De Famalicão para o Mundo: O 25 de Abril de 1974 – Significado de uma data histórica em Vila Nova de Famalicão”, que decorre hoje e amanhã, no auditório da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, com inscrição obrigatória através do portal do município em www.famalicao.pt.
De uma dezena de oradores, destaque para o Comissário Executivo- Adjunto das Comemorações “50 anos 25 de Abril”, João Faria.
De sublinhar, para amanhã, sábado, a inauguração, pelas 16H30, na Praça-Mercado Municipal, de uma exposição sob o tema “25 de abril de 1974. Quinta-feira”, de autoria de Alfredo Cunha.
Comentários sobre o post