Estão selecionadas 42 curtas-metragens, finalistas da competição Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão que se realiza de 29 de novembro a 2 de dezembro, com sessões na Fundação Cupertino de Miranda, em Famalicão, e na Fundação Castro Alves, em Bairro, informa o município, em comunicado.
“Está aqui uma amostra de um possível futuro do cinema português, com rasgo, risco e uma irreverência de estilo“, refere Rui Pedro Tendinha, comissário do festival, que participou na pré-seleção das curtas-metragens. “Encontrámos um dos melhores lotes submetidos nesta década para este festival de esperanças. Filmes que apontam uma diversidade revigorante”, acrescenta.
A concorrer pelo “Grande Prémio Joaquim de Almeida” estão 14 curtas-metragens: “Bégan”, “Boredom Cycle”, “Capa De Honras, La Cuonta de L Garotico i L Bielho”, “Férias em Portugal”, “Filhas da Pátria”, “Icarus”, “Limpa a Vista Artista”, “Maelstrom”, “O Abafador”, “One Card Shy of a Deck”, “Pélago”, “Só Nós Dois”, “Ten With a Flag” e “The Devil Lived Here”.
A competição também inclui a atribuição de prémios na categoria de “Melhor Documentário”.
O júri da edição de 2023, presidido pelo argumentista Tiago R. Santos, é composto por Dalila Carmo, Daniel Catalão, Vicente Alves do Ó, Bruno Caetano, Diana Duarte e Ricardo Leite.
Maria de Medeiros é a principal homenageada da 9ª edição do Ymotion.
Na sessão de encerramento do festival, a 2 de dezembro, estarão presentes o músico Rui Reininho, o escritor Valter Hugo Mãe e o ator João Gonzalez.
A lista completa das curtas metragens em competição pode ser consultada aqui.
Comentários sobre o post