O IPMA lançou novo alerta para o dia 19, devido à Depressão ALINE, nome atribuído por aquele instituto, à depressão que atravessará o Atlântico, aproximando-se da região Centro da Costa Ocidental.
Na manhã daquele dia, na passagem do evento atmosférico, prevê-se que o vento sopre de sudoeste, tornando-se gradualmente forte nas regiões Centro e Sul com rajadas que poderão superar os 100 km/h, especialmente no litoral.
A precipitação deverá ser por vezes forte e ocasionalmente acompanhada de trovoada no litoral das regiões Norte e Centro, a partir da tarde do dia 18, amanhã e estendendo-se a todo o território a partir da madrugada do dia 19, aumentando a frequência e a intensidade.
A intensidade marítima diminui no dia 18, mas aumentará novamente no dia 19, esperando-se, para o ocidente, ondas com 4 a 5 metros, passando a noroeste a partir do fim da tarde e aumentando para 5 a 7 metros, podendo alcançar a altura máxima de 14 metros, persistindo até ao dia 20.
“Devido a esta situação meteorológica gravosa, foram emitidos avisos LARANJA de vento, precipitação e de agitação marítima” – conclui o IPMA, em comunicado.
Comentários sobre o post