Um artigo científico sobre os desenvolvimentos futuros da Tecnologia de Partículas foi um dos selecionados para o editorial de 2023 da revista inglesa Chemical Engineering Research and Design do Institution of Chemical Engineers (IChemE).
Da co-autoria de Graça Rasteiro, Professora do Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, “é um conjunto de ideias (…) que resultaram dos brainstormings locais nos grupos dos vários autores de diferentes universidades europeias” – informa um comunicado enviado à nossa redação.
A Tecnologia de Partículas é uma área interdisciplinar das engenharias na qual se lida com processos que envolvem partículas, seja no âmbito dos aerossóis, farmacêutica, medicina, solos, detergentes, ambiente, alimentação, entre outros. Segundo a investigadora, o primeiro laboratório, da área, em Portugal, surgiu em Coimbra, no DEQ.
A mesma afirma, ainda, que daqui a uns anos será possível “desenvolver partículas inteligentes que no nosso corpo saibam para onde se dirigir e, face à informação que recolhem do organismo, atuem e libertem o princípio ativo mais adequado e no sítio onde é necessário”, conclui.
Comentários sobre o post