O ano letivo arrancou esta manhã, sexta-feira, dia 15, com milhares de alunos a regressarem aos estabelecimentos de ensino.
A Escola Camilo Castelo Branco fez a apresentação do novo ano letivo com os alunos dos cursos profissionais.
“Juntos a construir o futuro” foi desta forma que Carlos Teixeira, diretor daquele agrupamento iniciou o seu discurso, perante centena de alunos e alguns encarregados de educação, que fizeram questão de acompanhar os seus filhos/educandos. “Os 3879 alunos têm tudo preparado para arrancarmos com o ano letivo, já começamos hoje com as atividades de receção e integração das crianças e nas nossas escolas está tudo preparado, o corpo de docentes, também, está estável.”
Aquele diretor adiantou, ainda, que a maior dificuldade sentida “uma alteração, daquilo que é uma formula que existe, que é o crédito das escolas, que dá recursos extraordinários para implementarmos projetos, (…) para atribuirmos mais horas aos professores, para a componente não letiva para desenvolver projetos e apoios.” Aquela escola perdeu 188 horas, o que irá obrigar a ter menos recursos, a manter a mesma ação e qualidade na formação. Um desafio, ainda maior, para o estabelecimento de ensino, que terá neste ano letivo que agora inicia.
O chefe da municipalidade e o vereador da educação marcaram presença, neste primeiro dia de apresentação. “A formação profissional é cada vez mais importante neste ‘ecossistema’ famalicense em que nos inserimos” – lembrou, acrescentou, também, que quer que a primeira escolha das empresas do concelho sejam os famalicenses.
Na educação o município fez um investimento global de 27,6 Milhões de Euros, nas várias rubricas.
A descentralização de competências continua a ser uma dor de cabeça para os municípios. Famalicão ainda espera pelo pagamento, em parte, da verba das refeições: “o ano letivo já terminou 2022/2023, como sabem já terminou, (…) estamos à espera duma parte do valor das refeições que ainda não foi ressarcido” – adiantou o edil.
Ficou garantia, por parte do Presidente da Câmara Municipal de Famalicão, de um início do no letivo tranquilo nas escolas do concelho.
PUBLICIDADE
Comentários sobre o post