Joane acaba de inaugurar, este sábado, dia 2, a Residência Paroquial.
D. José Cordeiro iniciou a visita aquela Vila famalicense com a celebração da Eucaristia seguida da bênção e inauguração daquela requalificação.
O chefe da diocese de Braga agradeceu aos paroquianos “pela ajuda e dedicação à paróquia na preservação do património.”
Mário Passos, Presidente do município famalicense, lembrou as condições degradantes em que se encontrava aquela residência paroquial, aquando da sua visita ao local (antes da obra), que para poder visitar teve mesmo que recorrer a lanterna do telemóvel, para poder circular por algumas salas. “A rede da Igreja é uma rede larga que precisa de espaços para que possam reunir, interagir, por forma que façam bom planeamento, para que desenvolvam estratégias e os planos de ações necessárias, para que elas cumpram bem o seu papel na comunidade.”
“Servir-me a mim, mas mais que a mim, servir a comunidade” – disse Avelino Mendes, pároco da freguesia de Joane, à nossa equipa de reportagem, acrescentou que “não queremos fazer disto uma habitação, apenas para uma pessoa ou mais que uma pessoa. Queremos fazer disto uma casa irradiadora! Irradiadora da verdade, da caridade, da justiça, da cultura, do património, (…) que esta casa, hoje, tem de representar”.
Agradeceu a presença e colaboração quer das entidades civis como a toda a comunidade Joanense “para que a obra se realizasse.” Lembrou, também, que aquele espaço “não será só para o pároco da freguesia, mas sim para a comunidade.”
“Esta casa tinha muita história, estava muito degradada, ao longo dos anos, (…) a casa paroquial precisava de condições condignas, para o Senhor Padre, para a comunidade, sobretudo para valorizar o património” – vincou António Oliveira, Presidente da Junta de Freguesia.
Aquele espaço paroquial passa a ter: uma sala de reuniões; biblioteca e sala de arquivo.
Foi descerrada uma placa alusiva ao momento festivo.
Comentários sobre o post