A equipa de reportagem do Famalicão Canal TV acompanhou, na manhã do passado domingo, a saída dos jovens polacos, até aí alojados no Pavilhão da Escola Básica Conde de Arnoso, para a Jornada Mundial da Juventude em Lisboa.
“Eles foram excelentes” respondeu o Pe. José Novais quando questionado sobre os dias vividos com os visitantes, “tanto a nível de educação como em testemunho de fé, e acima de tudo no convívio pós momentos de oração, bailaricos, jogos”.
O pároco salientou, ainda, a alegria que aqueles trouxeram a Portugal e à comunidade, “mostrando que os jovens estão na igreja e a igreja está nos jovens (…) é uma envangelização em cadeia, uns com os outros, a levar cristo a todos os lugares”.
No recinto da escola, os sentimentos estavam à flor da pele, e não se pouparam afetos e despedidas entre os adolescentes.
Enquanto uns entravam no autocarro para partir, outros ficavam por terra, com o sentimento de dever cumprido, por auxiliarem na estadia daqueles estrangeiros.
“Consegui ajudar o grupo em tudo o que pude e espero que eles se divirtam ao máximo neste evento único que vai ocorrer em Portugal” respondeu um jovem, junto dos amigos, esses visivelmente nervosos e expectantes – “Eu espero aproveitar ao máximo” admitiu Hugo, um dos mentores do grupo.
Após o arriar das bandeiras, ouviam-se as rodas das malas de viagem, diversas prendas eram oferecidas e as palavras adeus e obrigado eram predominantes.
A nossa equipa aproveitou para se despedir da Zuzanna, uma jovem polaca que aprendeu a língua portuguesa e que assegurou: “é certo que nos vamos lembrar deste tempo, aqui (…) e vamos ter muitas saudades!”.






















Comentários sobre o post