O FAMAFOLK – Festival Internacional de Folclore de Famalicão inicia-se, na próxima semana, decorrendo de 4 a 6 de agosto. No total, vão atuar 350 folcloristas que começam a chegar ao concelho, a partir de 1 de agosto.
O Georgian Folcloric Dance Group da Universidade de GIPA, na Geórgia, é uma das coletividades convidadas. Aquele grupo refere a “grande responsabilidade” e o “grande desafio” que é para o grupo participar num festival como o de Famalicão. Sobre as dança tradicionais do país que vão apresentar, o grupo explica que desempenham um papel importante na cultura georgiana. “Representam a história do nosso país, o carácter e as tradições do nosso povo”.
Este ano, a edição conta com oito companhias, cinco dos quais internacionais: Companhia de Dança Acuarela Boliviana (Bolívia), Georgian Folcloric Dance Group of University GIPA (Geórgia), Ballet Folclorico de Casanare (Colômbia), Ensemble Folklorique Les Éclusiers (Canadá) e Szőttes Kamara Néptáncegyüttes (Eslováquia) e de Portugal, os famalicenses Grupo Etnográfico Rusga de Joane e Rancho Folclórico de São Miguel-o-Anjo e o Grupo Folclórico Santa Cruz Vila Meã, de Amarante.
O festival inicia-se no dia 4, com a cerimónia de abertura, nos Paços do Concelho de Famalicão, workshops e a primeira gala.
No segundo dia, decorre a II Gala do FAMAFOLK e, no último e terceiro dia, realizar-se-á a tradicional Celebração Ecuménica e a Gala de Encerramento.
Comentários sobre o post