O Município de Vila Verde apresentou esta quarta-feira, dia 26, a programação da Rota das Colheitas. Aquela será realizada ao longo de quatro meses, a iniciar no primeiro fim-de-semana de agosto, e contempla 27 freguesias, de 33, existentes naquele concelho.
No total serão cerca de meia centena os eventos que retratam o mundo rural, com a demonstração de práticas agrícolas e apresentação de produtos da terra.
Sendo Vila Verde, uma terra em que o sustento passa pelo campo, o objetivo é transmitir, também, as tradições aos mais novos.
Segundo Júlia Rodrigues Fernandes, Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, o objetivo passa por alavancar, promover e mobilizar as freguesias, não só na perspetiva económica, como também atrair visitantes.
“Todos os dias são bons dias para visitar Vila Verde, mas nestes quatro meses, de uma forma especial, com muito mais vitalidade, muito mais iniciativas, com muito mais dinâmicas, em cada uma destas freguesias, onde elas vão decorrer” refere a edil.
Para além das demonstrações agrícolas, os eventos terão atividades culturais: animação com música popular, grupos folclóricos, rusgas, merendas típicas e a alegria dos participantes, dando a conhecer o território.
O programa contempla, também, diversas atividades desportivas e de lazer como: trails, caminhadas, provas de BTT e aventuras na natureza.
Há novas atividades a desenvolver: a Festa dos Tremoços, a Festa do Cogumelo e da Castanha e o Raid de Santa Ana, que pretende descobrir as encostas de Santa Ana e Mixões da Serra em duas rodas.
A Festa do Caldo do Pote é um evento conhecido de Vila Verde, que volta e que terá uma edição em Dusseldorf, na Alemanha, no dia 19 de novembro.
A primeira iniciativa é a Malhada do Centeio, na freguesia de Freiriz, no dia 5 de agosto, em Casais de Vide – Eira da Pequenina, uma organização da Junta de Freguesia de Aboim da Nóbrega e Gondomar, com o Rancho Típico das Lavradeiras de Aboim da Nóbrega.
O programa pode ser consultado, na íntegra, aqui.
Comentários sobre o post