As V Jornadas Interconcelhias de Bibliotecas do Alto Cávado serviram de palco para o reconhecimento do investimento estratégico do município de Vila Verde nas áreas da educação e cultura.
Na sessão de abertura do evento, que decorreu hoje, dia 13, a chefe do executivo vila-verdense, Júlia Rodrigues Fernandes, assumiu o “reconhecimento da importância do livro e da leitura para o conhecimento e o desenvolvimento humano e social”, uma justificação para a aposta na disseminação de bibliotecas no concelho.
Num comunicado enviado à nossa redação, aquele município informa, que este investimento incorpora a valorização e desenvolvimento dos territórios.
A autarca aproveitou o momento solene para prestar um reconhecimento público a Teresa Calçada, que foi Secretária de Estado da Cultura, comissária do Plano Nacional de Leitura e coordenadora do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares.
“O património cultural local é o conjunto de bens materiais ou imateriais fundamentais para preservar, transmitir e difundir a memória da comunidade”, explicou a organização do evento, concluindo que “pode e deve funcionar como um recurso onde se alicerce a reconstrução, a construção e o desenvolvimento do território onde a comunidade se insere”.
Comentários sobre o post