Créditos fotografia: Jornal ‘Campeão das Províncias’.
António Sousa, o “Padre-Senhor Cáritas” – quero titulá-lo assim – faleceu, em Coimbra, na 4.a f, no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.
Esse Padre foi, no final da década de 60, inícios da de 70, quem renovou, arrumou, impulsionou e revalorizou todo o trabalho de acção sócio-caritativa da Cáritas Diocesana de Coimbra. Trata-se da maior IPSS da Península Ibérica, com mais de 1.300 colaboradores. Com uma obra, em diversos domínios, extensa e com provas dadas.
Foi ele que criou a maioria desse grupos, nas Paróquias da mesma Diocese.
Grupos interventivos que, por isso, foram algumas vezes mal interpretados por um ou outro membro das comunidades paroquiais, dada a revolução que foi operada pelo Padre António Sousa.
O seu testemunho pessoal da Mensagem Salvadora de Deus, o seu apego ao próximo e as suas acções filantrópicas atestaram, durante a sua vida, a sua personalidade de Homem fadado para servir, assim como a sua vincada postura de sacerdote inovador e defensor da dignidade humana.
O Famalicão Canal endereça ao Bispo da Diocese de Coimbra, D. Virgílio Antunes, sentidas condolências pela perda de tão ilustre membro da sua Igreja.
O Famalicão Canal encaminha uma palavra solidária à família do Pe. A. Sousa, com quem o nosso Chefe de Redacção, o António Barreiros, teve o privilégio de conviver, em fraternidade e respeito. Que a sua alma descanse na paz da Eternidade.
Comentários sobre o post