O TORNEIO DIDÁXIS NO TABULEIRO do Clube de Xadrez da A2D, fechou o mês de Maio.
Em comunicado, o CX A2D informa que aquele torneio se dirigiu a alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário da Didáxis de Riba de Ave com matrícula na Atividade de Enriquecimento Curricular – Xadrez escolar, no presente ano letivo 2022/2023.
“O principal objetivo foi promover “o jogo das 64 casas” entre a comunidade escolar e o convívio entre os xadrezistas mais novos, preparando-os para competições internas e extraescolares” – refere o responsável do CX A2D, Mário Oliveira, acrescentou, também, que “foi adotado o “sistema de todos contra todos”, tendo sido disputados 7 jornadas, e a arbitragem e direção de prova esteve a cargo do Mário Oliveira, professor responsável da AEC-Xadrez escolar, e de Artur Lemos, atleta da equipa B do CX A2D”.
A iniciativa contou com o apoio da Didáxis – Riba de Ave, A2D e CX A2D.
O grande vencedor foi Pavlo P’yatkovskyy (11.º ano) e em 2.º e 3.º lugares classificaram-se Gil Costa (10.º ano) e Martim Machado (5.º ano), respetivamente. Foram ainda homenageados os alunos do 5.º ano: Hlib Doloban, Afonso Matos, Diogo Pinto, Irina Oliveira e Rodrigo Gomes – pode ler-se.
A cerimónia de encerramento decorreu no dia 25, entre as 16h15m e as 16h30m, e contou com a presença da Presidente da Direção Pedagógica, Isabel Matos, bem como da Vice-Presidente da Direção Pedagógica, Carla Costa, e dos representantes do CX A2D Mário Oliveira e Artur Lemos.
A terminar, “todos foram unânimes em elogiar o trabalho que a AEC-Xadrez escolar desenvolveu, no presente ano letivo, na Didáxis-Riba de Ave em prol da divulgação deste “jogo-ciência” a nível interno e externo, complementando a formação do aluno como um excelente exercício mental e promovendo a autoestima e confiança”.
Comentários sobre o post