As Festas Antoninas estão a chegar e são quase quarenta as atividades, distribuídas pelos 7 dias de festejos (de 7 a 13 de junho). Para além dos artistas já anunciados (Xutos; Maninho e T-Rex), Costinha animará a noite de 8 de junho; e os Sopa de Pedra, a de 11 de junho. “Os Toninho’s prometem chamar os mais jovens para dançar na noite do dia 10 ao som de DJ’s convidados” – refere o comunicado à imprensa.
No primeiro dia, 7 de junho, será a inauguração de duas exposições: cascatas a Santo António/ Cascatas Antoninas, e “Tempos de Festa”. Haverá, também, um workshop de cerâmica artística: Estatuetas de Santo António, direcionado para o público Infanto-Juvenil. Pelas 22h00, os Xutos&Pontapés apresentam-se.
No dia 8, feriado do Corpo de Deus, às 14h30, a praceta Cupertino de Miranda é palco do 4º Encontro de Tocadores de Cavaquinhos. À noite (pelas 21h30), Costinha apresenta o seu espetáculo.
No dia 9, o destaque vai para os mais novos que vêm à rua apresentar as suas marchas Infantis. Para terminar o dia, Maninho sobe ao palco.
No dia 10, feriado nacional, são apresentadas várias atividades desportivas como artes marciais, futebol, basquetebol, caminhada, Todo O Terreno. De tarde, o folclore estará na rua com o desfile etnográfico, seguido de festivais de folclore. Nessa noite apresenta-se o artista T-Rex e os Toninhos, com vários DJ’s para animar a noite.
Um dos pontos altos das Antoninas será no dia 12 de junho, para o desfile das Marchas sai para a rua às 21h00, com o tema ‘Gentes da Lavoura’, onde estão inscritas 8 marchas. A primeira é a marcha da Fraternidade Nun’Álvares, de Vale S. Cosme, que se estreia este ano. O desfile segue com a marcha da Casa do Povo de Ruivães, da LACS – Associação Cultural S. Salvador da Lagoa, da União de Freguesias de Gondifelos, Cavalões e Outiz, da Associação Recreativa e Cultural de Antas, da Associação Cultural e Desportiva de S. Martinho de Brufe, da Associação Recreativa e Cultural Flor do Monte – Carreira e da Associação Cultural e Recreativa S. Pedro de Riba D’Ave.
No dia 13, feriado municipal, realizar-se-á a Missa e a distribuição do Pão, cumprindo-se uma tradição secular, e destaca-se ainda a procissão em honra de Santo António, que percorrerá algumas ruas da cidade.
O programa das Festas Antoninas pode ser consultado aqui.























Comentários sobre o post