Está a participar, desde ontem, no Fórum Internacional de Comunidades e Cidades, em Kiev-Ucrânia, o Presidente da Câmara Municipal da Trofa.
Sérgio Humberto aproveita para conhecer algumas zonas, das mais afectadas pela guerra, numa acção beligerante que, como sabe, a Federação Russa perpetrou contr esse País soberano.
Para Sérgio Humberto, um dos momentos mais marcantes de ontem, primeiro dia da visita, foi visitar uma escola completamente destruída pelos bombardeamentos russos, onde uma criança ucraniana lhe pediu ajuda na reconstrução da mesma, pois “era o sítio onde elas aprendiam”.
A Câmara Municipal da Trofa foi um dos primeiros municípios do país a promover uma missão de apoio à Ucrânia, em estreita articulação com a representação diplomática desse País, no Porto. Foram acolhidos cerca de 100 refugiados, enviadas 22 toneladas de bens para o país e entregues mais de 40 toneladas de donativos à Caritas. Foi também neste município que foi assinado um dos primeiros contratos de trabalho com refugiados, no caso com a Santa Casa da Misericórdia local.
Essa delegação nacional é composta por Sérgio Humberto, Presidente da Câmara Municipal da Trofa e vice-presidente da Área Metropolitana do Porto (AMP), pelo Presidente da AMP e da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Vítor Rodrigues, pelos autarcas de Peso da Régua, São João da Madeira (e também vice-presidente da AMP) e Mourão, e por Olga Freire, Presidente da Freguesia da Cidade da Maia e vice-presidente da ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias.
Comentários sobre o post