As irmãs Mariana e Inês Silva, ambas jogadoras do Clube de Xadrez Associação Académica da Didáxis, e representantes de Portugal no Campeonato Europeu Feminino, terminaram a prova com bons resultados, informa o clube em nota à nossa redação.
Este evento xadrezístico decorreu em Petrovac (Montenegro), entre os dias 17 e 29 de março, e contou com a participação de 136 atletas provenientes de 34 países.
Na 11.ª e última jornada do Europeu, Mariana Silva, atual campeã nacional, bateu a ucraniana Maritsa Tsirulnik, resultado admirável, dada a diferença de Elo entre ambas (1920 para 2121). Já Ana Inês Silva, cotada com 1792 pontos Elo e detentora do título de mestre FIDE feminina, voltou a travar uma adversária com mais Elo, desta vez empatando com a Mestre Internacional grega Ioulia Makka (1949), refere o comunicado.
Mariana Silva concluiu o Europeu com 4,5 pontos e uma performance exatamente igual ao Elo que possui atualmente (1920). Cabeça de série n.º 116 à partida da prova, Mariana fechou a prova no 94.º lugar ex-aqueo.
A mesma nota adianta que, Ana Inês Silva totalizou 4 pontos e fechou a prova em 111.º lugar ex-aqueo. Tal como a irmã, Inês ficou acima do ranking inicial (era a número 125), mas o mais importante foi a ótima performance de 1978, que lhe permitiu arrecadar 44,6 pontos para o Elo.
A vencedora do torneio e nova campeã europeia foi a Mestre Internacional absoluta Meri Arabidze (Geórgia), que somou 8,5 pontos. As polacas Mestres Internacionais absolutas Oliwia Kiolbasa e Aleksandra Maltsevskaya fecharam o pódio absoluto ao classificarem-se em 2.º e 3.º lugares, respetivamente, pode ler-se.
Mário Oliveira, responsável pela modalidade da A2D, conclui no final do evento “todos foram unânimes em considerar que esta participação resultou numa experiência positiva e enriquecedora em competições internacionais ao mais alto nível”, deixando, também, em nome do CXA2D, que “gostaria de endereçar um sincero agradecimento à Associação Académica da Didáxis, Cooperativa de Ensino Didáxis e à Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, pelo patrocínio às atletas famalicenses, bem como, ao apoio prestado pela Federação Portuguesa de Xadrez”, conclui.
Mais informações:
https://en.chessbase.com/post/eiwcc-2023-final-report
http://chess-results.com/tnr723980.aspx?lan=10&art=1&rd=11&turdet=YES&flag=30
PUBLICIDADE
Comentários sobre o post