“Na aula teórica ficamos a perceber que a cozinha pode ser um laboratório onde o domínio das propriedades dos alimentos é fundamental”, explicou Rodrigo Martins, finalista da EB de Pedome.
Esse aluno falava na final das Masterclasses, iniciativa integrada no Curso profissional de restauração da Didáxis. No dia de ontem, aquando da final, nas sessões práticas realizadas, os concorrentes-alunos foram desafiados a preparar leite creme, um pequeno-almoço delicioso com base de maçã caramelizada, iogurte, granola e frutos vermelhos.
As sessões dos Masterclasses, segundo nota divulgada, foram muito ricas em conhecimentos de diferentes áreas do saber, no domínio da restauração. “A título de exemplo, ficamos a saber que a água de cozer a couve roxa pode ser utilizada para analisar o PH dos alimentos, além de, entre os sabores que normalmente identificamos – doce, azedo, salgado e Amargo – há um outro chamado de Umami”, conforme considerou Leonor Salgado, outra discente da Didáxis. Para a mesma aluna “Umami é uma palavra de origem japonesa que significa gosto saboroso e agradável”. De uma forma simplificada, “o Umami agrega todos os sabores de uma forma harmoniosa”, acrescentou.
De acrescentar que continuam a decorrer, ainda, as sessões, no âmbito do projeto “Construção do carro de corrida – Só desce” que terminará com um concurso a realizar na Escola Básica de Pedome.
Para Elisa Pimenta, da direção da EB Pedome, esse projecto “tem sido um projeto rico em aprendizagens para os alunos dos dois estabelecimentos de ensino onde está a ser possível desenvolver as competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória”.
Comentários sobre o post