A reeleição do Município de Famalicão para a Comissão de Coordenação da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras acaba de ter sido concretizada.
Trata-se de um órgão que integra, ainda, representantes dos Municípios de Lisboa, Torres Vedras, Águeda, Lagoa, Santo Tirso e Valongo. A Comissão foi eleita pelos 52 municípios que participaram no Encontro Nacional realizado na sexta-feira, 20 de janeiro, no Fórum Cultural de Ermesinde, em Valongo.
O Presidente da edilidade local, a propósito da reeleição, destacou que “é motivo de satisfação e de responsabilidade”, certo de que este papel é reflexo “do trabalho que tem sido desenvolvido na educação, uma sementeira onde germinam cidadãos do futuro, e do compromisso que Famalicão assume com políticas municipais amplas, que privilegiam o princípio da diferenciação e da não discriminação, na implementação de uma educação inclusiva de qualidade, e ao longo da vida. É exemplo o investimento municipal que assegura, desde o ensino pré-escolar, o conhecimento e o fomento da capacidade de inovação, que se reflete na veia empreendedora deste concelho”.
Augusto Lima, vereador do Educação e Ciência, também se pronunciou e reflectiu:“Orgulhamo-nos de ser uma Cidade Educadora e à semelhança do que fazemos desde 2019, aquando da primeira eleição, neste mandato vamos continuar a trabalhar para criar sinergias, estabelecer pontes e sedimentar o trabalho em rede neste fórum, envolvendo e partilhando saberes, para construir um futuro melhor para todos”.
Deve dizer-se que o Município de Vila Nova de Famalicão aderiu em 2010 à Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE), passando a estar presente, também, na Rede Territorial Portuguesa de Cidades Educadoras, dois organismos que promovem a troca e a partilha de experiências no âmbito da educação, em toda a sua abrangência, e que entendem a cidade como um espaço de oferta de importantes elementos para uma formação integral do indivíduo.
Comentários sobre o post