Em Hebreu – é uma nota prévia que quero apresentar – Pelé significa milagre.
Talvez o título, por isso, se ajuste ao Homem, ao Brasileiro, ao Cidadão e ao Jogador de Futebol que ele foi, durante uma carreira cheia de estrelato, com as mais diversas conquistas.
Este verdadeiro “milagreiro” da bola pelo jeito, pelo “tempero” no drible, pela queda para o desporto rei, pela habilidade da finta e pela destreza que imprimia ao seu labor futebolístico deixa, em todos quantos são amantes da modalidade e até nos que não se identificam com ela, uma saudade imensa. Além disso, Pelé fica, perante todos nós, com a imagem de um dos maiores astros do futebol, dos últimos 100 anos.
Pelé que se finou nesta data, com 82 anos, depois de uma doença que não dá tréguas, o cancro, foi baptizado com o nome de Edson Arantes do Nascimento, tendo protagonizado um trajecto desportivo, ligado ao desporto rei, que o tornou numa das figuras, a par de outras, de maior relevo e com uma das mais emblemáticas projecções a nível Mundial.
No seu percurso de futebolista, tendo servido por várias vezes a Selecção do Brasil, Pelé marcou, oficialmente, 765 golos (mais de 1.300 no computo geral) em 812 jogos.
Em 2000, em razão da sua força mediática no mundo do futebol, assim como o que representou como um dos mais credenciados avançados, Pelé foi pontificado, pela FIFA, como o Jogador do séc. XX.
Foi Ministro do Desporto, entre 1995 e 1998, no Consulado do Presidente Fernando Henrique Cardoso.
Esta personalidade mítica do futebol brasileiro e mundial, de trato afável e educado, deixa o vazio das grandes estrelas, mas fica toda uma história de vida de um jogador que marcou o desporto rei e que vincou, com uma personalidade moderada e amiga, toda a vivência, enquanto praticou essa modalidade, que soube manifestar, com grande dignidade, dentro dos rectângulos de jogo por onde passou.
O Famalicão Canal TV , que não podia deixar de recordar o “milagreiro” futebolista Pelé, no dia do seu passamento, envolve todos quantos foram fãs dessa personalidade desportiva num abraço de profundo sentimento de saudade e de respeito.
Paz à sua alma.
Comentários sobre o post