“Um farol de memória para as gerações mais antigas e uma referência na história para as futuras gerações”. – Apontou Joaquim Chito Rodrigues, presidente da Liga dos Combatentes, a propósito da inauguração um novo memorial de homenagem aos combatentes do Ultramar, nascidos e residentes em Ribeirão, que está agora patente, no átrio do Núcleo de Ribeirão, da Liga dos Combatentes.
A cerimónia decorreu no dia 26, sábado, contou com a presença de Mário Passos, presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Leonel Rocha, presidente da Junta de freguesia e vila de Ribeirão, Monsenhor Joaquim Fernandes, pároco de Ribeirão, entre outras personalidades, antigos combatentes e comunidade.
“Ao associar-se a esta oportuna e generosa atitude, a Câmara Municipal de Famalicão, também, reafirma a sua ligação à Liga dos Combatentes”, afirmou Joaquim Chito Rodrigues.
O autarca famalicense, que no passado dia 11, recebeu das mãos de Chito Rodrigues a Medalha de Honra ao Mérito da Liga dos Combatentes, aquando das comemorações do 104º aniversário do Armistício da Grande Guerra, encarou a homenagem do passado sábado, em Ribeirão, como “um ato de respeito e de homenagem por todos aqueles que interromperam a sua trajetória de vida para combater no Ultramar, mas também para as suas famílias”.
O presidente do Núcleo da Liga dos Combatentes de Ribeirão, José Ferreira dos Santos, garantiu que o Núcleo “vai continuar a honrar o nome de todos aqueles que lutaram no Ultramar”.
Comentários sobre o post