O Largo José da Silva Freitas, na freguesia de Pousada de Saramagos, esteve ao rubro, nos dias 12 e 13.
Muito havia para ver e comprar, na Mostra Comunitária, que voltou, após uma pausa forçada pela pandemia.
O São Martinho “é o padroeiro da freguesia, este ano não houve comissão nem procissão. É o dia da freguesia e a mostra comunitária, fazemos tudo no mesmo dia, numa só festa”- começou por referir José Pereira, presidente da Junta de Freguesia de Pousada de Saramagos.
O dia de sábado foi dedicado à exposição dos produtores locais, artesãos e associações desportivas e culturais, “uma iniciativa para que estas possam angariar fundos para as suas atividades”, – lembrou o autarca local. Este ano as homenagens foram ao nível desportivo, onde se destacou a Unidança de Joane, que proporcionou vários momentos de glamour, com os seus dançarinos. A noite cultural continuou ao ritmo de Ezequiel Sousa que com a sua música animou o público presente. Em paralelo à atuação do cantor Ezequiel Sousa, a visita de Mário Passos aos expositores e, a finalizar o primeiro dia da mostra comunitária o corte e distribuição do bolo da freguesia e o brinde ao sucesso de toda a comunidade pousadense.
A tarde de domingo, o segundo dia do certame, foi dedicado às atividades culturais e o magusto com as castanhas fizeram parte da festa, num magusto que reuniu a comunidade.
“Também tem que haver um bocado de divertimento, depois de uma pandemia que passamos, claro que isto é um custo, (…) mas são estes pequenos mimos que fazem como as pessoas se sintam um bocadinho acarinhadas. Já chega as dificuldades que têm no dia a dia (…) é aquilo que conseguimos fazer e alegrar um pouco as pessoas.”- apontou José Pereira, Presidente da Junta de freguesia de Pousada de Saramagos.
Nos dois dias de festa a comunidade saiu de casa e apreciou os produtos regionais. “As pessoas vêm para ajudar”, vincou o presidente, reconhecendo que as opções são muitas, mas que neste dia a sua comunidade procura ajudar as associações de Pousada de Saramagos.
O autarca local falou-nos, também, das próximas atividades, como o natal, data importante para as crianças, razão pela qual haverá a festa de natal das crianças.
“Vamos poupar mais este ano, tem que ser, nós temos que dar o exemplo à população (…) como políticos temos que ser nós a darmos o exemplo”. – concluiu.
Comentários sobre o post