“Uma preocupação crescente da autarquia para com a disponibilização da informação relativa à gestão autárquica”. – Palavras do presidente da Câmara de Famalicão, a propósito do estudo publicado pela Dyntra.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão é a quarta cidade mais transparente do país entre as grandes cidades de Portugal segundo a associação Dyntra, uma organização independente, que tem como um dos seus principais propósitos promover a transparência das administrações públicas municipais com projetos e metodologias desenvolvidas em vários países. No índice global Famalicão aparece posicionado como o sétimo mais transparente do país.
O Ranking de Transparência das 50 maiores cidades do país foi apresentado publicamente na semana passada, em Braga, e está disponível para consulta em https://portugal.dyntra.org.
A Dyntra é a primeira plataforma colaborativa do mundo a trabalhar na mediação e gestão de um governo aberto em organizações para Sociedade Civil. Os seus propósitos visam medir a informação pública dos governos, autoridades públicas, partidos políticos, representantes eleitos de uma forma dinâmica, eficiente, transparente, aberta e colaborativa.
A organização adota uma metodologia dinâmica contemplando uma contínua atualização de resultados, abrindo a informação ao público e à sociedade civil utilizando de forma eficiente as novas tecnologias.
“É gratificante sobretudo percebermos que o nosso esforço ao nível da transparência e da prestação de contas com os munícipes está no bom caminho”, refere o Presidente da Câmara Municipal, Mário Passos.
Comentários sobre o post